A contaminação por Covid-19 continua acelerada em Araguaína. Depois um leve recuo entre os dias 23 e 31 de maio, o registro da doença voltou a se intensificar na semana passada e, pela segunda vez, a cidade fechou a semana acima de 1 mil novos casos —1.049, mais exatamente. Entre 16 e 23 de maio já tinha atingido 1.066 novas positivações. Com isso, a evolução saiu de 3% para 3,4% de uma semana para a outra. Nos últimos dias, Araguaína chegou a registrar 99% de ocupação de UTIs.
Em lockdown
Para se ter ideia, Palmas, que foi o epicentro da segunda onda da doença, confirmou mais de mil casos numa semana pela última vez entre 21 e 28 de março. Depois disso não houve nenhuma outra ocorrência acima de mil. Para frear o ritmo da doença em Araguaína, o prefeito Wagner Rodrigues (SD) decretou lockdown de quinta-feira, 3, a esta segunda-feira, 7.
Leve recuo
A Capital registrou um leve recuo no número de novos casos, de 946 há 15 dias para 868 semana passada. Com isso, a evolução foi de 2,3% para 2,1% de um período para outro.
Em alta
Mas Gurupi (2,6%), Porto Nacional (2,4%) e Colinas (2,7%) registraram mais novos casos semana passada do que há 15 dias.
Recuou pela 5ª semana
A boa notícia vem de Paraíso, que conseguiu conter o avanço da Covid-19 pela quinta semana consecutiva, e está no menor índice da evolução da doença desta segunda onda, intensificada no Estado por volta do final de fevereiro. A cidade do prefeito Celso Morais (MDB) registrou um aumento de apenas 0,8% semana passada, contra 0,9% há 15 dias.